SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Quando o dizer de um sujeito é objeto de pesquisa: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevistaCaracterização da estrutura das mostras sobre biologia em espaços não-formais de educação em ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

MOREIRA, José Guilherme  e  FILGUEIRA, Valmária Gomes. Levantamento das principais dificuldades dos estudantes utilizando dados de processos seletivos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.69-82. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100106.

Através de dados de processos seletivos, propomos uma forma de análise para levantar as principais dificuldades dos estudantes de Ensino Médio com conteúdos de física ministrados nesse nível de ensino. Nessa análise, utilizamos os dados dos questionários socioeconômicos dos candidatos aos vestibulares da UFMG e os resultados de algumas questões de física desses vestibulares. Assim foi possível correlacionar a atratividade das alternativas com dados socioeconômicos - tipo de escola frequentado na maior parte do ensino médio e grau de escolaridade dos pais. Notamos que as dificuldades dos estudantes diferem de acordo com o grupo socioeconômico ao qual pertencem e, com esse dado, tentamos entender como evolui a compreensão dos estudantes sobre o tópico abordado nessas questões.

Palavras-chave : ensino de física; processos seletivos, fatores socioeconômicos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )