SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Characterization of biology exhibits at non-formal science education spacesInstruments for the evaluation of classroom learning environment: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CASSAB, Mariana  and  MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.97-116. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100108.

A partir da contribuição teórico-metodológica da análise de discurso francesa investigamos os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático em um contexto de escolha do material, compreendendo estas significações na relação com o discurso da política do livro didático e da formação docente. Concluímos que são plurais os sentidos atribuídos a um mesmo critério de seleção do material didático, assim como para diferentes critérios, entrelaçando-se nos processos de significação diversas imagens de aluno e ensino. Considerações a respeito da natureza da ciência e veiculação nos livros de preconceitos e doutrinação religiosa se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro.

Keywords : livro didático; análise do discurso; ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )