SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Caracterização da estrutura das mostras sobre biologia em espaços não-formais de educação em ciênciasInstrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

CASSAB, Mariana  y  MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.97-116. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100108.

A partir da contribuição teórico-metodológica da análise de discurso francesa investigamos os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático em um contexto de escolha do material, compreendendo estas significações na relação com o discurso da política do livro didático e da formação docente. Concluímos que são plurais os sentidos atribuídos a um mesmo critério de seleção do material didático, assim como para diferentes critérios, entrelaçando-se nos processos de significação diversas imagens de aluno e ensino. Considerações a respeito da natureza da ciência e veiculação nos livros de preconceitos e doutrinação religiosa se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro.

Palabras clave : livro didático; análise do discurso; ensino de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )