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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

CASSAB, Mariana  e  MARTINS, Isabel. Significações de professores de ciências a respeito do livro didático. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.97-116. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100108.

A partir da contribuição teórico-metodológica da análise de discurso francesa investigamos os sentidos que professores de ciências atribuem ao livro didático em um contexto de escolha do material, compreendendo estas significações na relação com o discurso da política do livro didático e da formação docente. Concluímos que são plurais os sentidos atribuídos a um mesmo critério de seleção do material didático, assim como para diferentes critérios, entrelaçando-se nos processos de significação diversas imagens de aluno e ensino. Considerações a respeito da natureza da ciência e veiculação nos livros de preconceitos e doutrinação religiosa se calam no discurso do professor e igualmente constituem suas significações a respeito do livro.

Palavras-chave : livro didático; análise do discurso; ensino de ciências..

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