SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Science teachers' meanings about the textbookOne to look at on the experimentation in the French primary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MATOS, Daniel Abud Seabra; CIRINO, Sérgio Dias  and  LEITE, Walter Lana. Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.117-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100109.

Nos últimos trinta anos, pesquisas internacionais têm se dirigido para o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Segundo Dorman (2002), a maioria das pesquisas tem sido conduzida nos Estados Unidos e na Austrália. Para Fraser (2002), as modalidades de pesquisa mais comuns são: associações entre os resultados dos alunos e o ambiente; avaliação de inovações educacionais; diferenças entre as percepções dos alunos e do professor de uma mesma sala de aula; determinantes do ambiente da sala de aula; uso de métodos de pesquisa qualitativos; e estudos transculturais. Essa revisão da literatura demonstra a riqueza de um campo de pesquisa que continua em evolução.

Keywords : percepção dos alunos; ambiente de aprendizagem da sala de aula; avaliação..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )