SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Significações de professores de ciências a respeito do livro didáticoUm olhar sobre a experimentação na escola primária francesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

MATOS, Daniel Abud Seabra; CIRINO, Sérgio Dias  y  LEITE, Walter Lana. Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.117-130. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100109.

Nos últimos trinta anos, pesquisas internacionais têm se dirigido para o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Segundo Dorman (2002), a maioria das pesquisas tem sido conduzida nos Estados Unidos e na Austrália. Para Fraser (2002), as modalidades de pesquisa mais comuns são: associações entre os resultados dos alunos e o ambiente; avaliação de inovações educacionais; diferenças entre as percepções dos alunos e do professor de uma mesma sala de aula; determinantes do ambiente da sala de aula; uso de métodos de pesquisa qualitativos; e estudos transculturais. Essa revisão da literatura demonstra a riqueza de um campo de pesquisa que continua em evolução.

Palabras clave : percepção dos alunos; ambiente de aprendizagem da sala de aula; avaliação..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )