Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
MATOS, Daniel Abud Seabra; CIRINO, Sérgio Dias e LEITE, Walter Lana. Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.117-130. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172008100109.
Nos últimos trinta anos, pesquisas internacionais têm se dirigido para o desenvolvimento e uso de instrumentos para avaliar o ambiente de aprendizagem da sala de aula a partir da perspectiva do aluno. Segundo Dorman (2002), a maioria das pesquisas tem sido conduzida nos Estados Unidos e na Austrália. Para Fraser (2002), as modalidades de pesquisa mais comuns são: associações entre os resultados dos alunos e o ambiente; avaliação de inovações educacionais; diferenças entre as percepções dos alunos e do professor de uma mesma sala de aula; determinantes do ambiente da sala de aula; uso de métodos de pesquisa qualitativos; e estudos transculturais. Essa revisão da literatura demonstra a riqueza de um campo de pesquisa que continua em evolução.
Palavras-chave : percepção dos alunos; ambiente de aprendizagem da sala de aula; avaliação..