SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Instruments for the evaluation of classroom learning environment: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COQUIDE, Maryline. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.131-144. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/198321172008100110.

O objetivo desse artigo é discutir as competências profissionais exigidas para a aplicação de experiências em aulas de ciências tanto na escola primária como no ensino médio. Os professores salientam a importância de experiências no ensino de ciência, mas algumas investigações testemunham seu desagrado em conduzi-las, e suas proposições exprimem as dificuldades de propor alternativas aos seus métodos pedagógicos de intervenção. Sob um olhar mais atento, o consenso dos professores sobre a importância da "experimentação", para a aprendizagem em ciência parece apenas aparente. Por isso, é essencial analisar as formas e as funções de experiências no domínio do ensino de ciências, esclarecer e discutir os seus problemas educacionais.

Keywords : experimentação; ensino de ciências; formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )