SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Instrumentos de avaliação do ambiente de aprendizagem da sala de aula: uma revisão da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

COQUIDE, Maryline. Um olhar sobre a experimentação na escola primária francesa. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.131-144. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/198321172008100110.

O objetivo desse artigo é discutir as competências profissionais exigidas para a aplicação de experiências em aulas de ciências tanto na escola primária como no ensino médio. Os professores salientam a importância de experiências no ensino de ciência, mas algumas investigações testemunham seu desagrado em conduzi-las, e suas proposições exprimem as dificuldades de propor alternativas aos seus métodos pedagógicos de intervenção. Sob um olhar mais atento, o consenso dos professores sobre a importância da "experimentação", para a aprendizagem em ciência parece apenas aparente. Por isso, é essencial analisar as formas e as funções de experiências no domínio do ensino de ciências, esclarecer e discutir os seus problemas educacionais.

Palabras clave : experimentação; ensino de ciências; formação de professores..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )