SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2IMPRESSIONS OF UNIVERSITY STUDENTS ABOUT THE PRESENCE OF WOMEN IN SCIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Osmar Henrique Moura da; NARDI, Roberto  and  LABURU, Carlos Eduardo. UM ESTUDO DA PREPARAÇÃO DOS ESTUDANTES PARA DEBATES RACIONAIS ENTRE TEORIAS E/OU CONCEPÇÕES RIVAIS NUMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE FÍSICA INSPIRADA EM LAKATOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.193-207. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100203.

Um trabalho anterior justificou a necessidade de preparar os estudantes para debates racionais entre concepções e/ou teorias rivais e propôs a Reconstrução Racional Didática (RRD) como uma alternativa nesse sentido, seguindo uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos. O presente estudo apresenta análises de alguns resultados obtidos a partir de uma aplicação dessa estratégia no ensino formal dos conceitos de calor e temperatura em alunos do ensino médio.

Keywords : estratégia de ensino; reconstrução racional didática; história e filosofia da ciência no ensino; ensino de calor e temperatura..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )