SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2IMPRESSIONS OF UNIVERSITY STUDENTS ABOUT THE PRESENCE OF WOMEN IN SCIENCEFreire and Vigotski's in the context of Science Education: proximities and detachments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

REIS, Ernesto Macedo  and  LINHARES, Marília Paixão. Integrando o espaço virtual de aprendizagem "Eva" à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.249-266. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100206.

Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.

Keywords : formação inicial de professores de Física; ambiente virtual de aprendizagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )