SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2IMPRESSÕES DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NA CIÊNCIAFreire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

REIS, Ernesto Macedo  y  LINHARES, Marília Paixão. Integrando o espaço virtual de aprendizagem "Eva" à formação de professores: estudo de caso sobre o currículo de Física no ensino médio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.249-266. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100206.

Este trabalho relata um experimento didático desenvolvido no âmbito de uma proposta de formação inicial de professores de Física. Um ambiente virtual de aprendizagem apóia as aulas presenciais da disciplina curricular denominada Estratégias para o Ensino de Física. O objetivo da proposta de formação é oportunizar que os estudantes exponham suas concepções a cerca do conhecimento profissional, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a docência, promovam interatividade e incentivem o trabalho cooperativo. Apresentamos neste artigo os resultados de um dos Estudos de Caso da disciplina: "O Currículo de Física: contexto e reflexões". Analisamos a evolução das concepções dos licenciandos sobre ensino, conteúdo, metodologia, avaliação e currículo. A eficácia e a funcionalidade do ambiente virtual de aprendizagem também foram avaliadas.

Palabras clave : formação inicial de professores de Física; ambiente virtual de aprendizagem..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )