SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2When the teachers' formation is integrating the virtual space of apprenticeship " Eva case study on the curriculum of physics in the secondary educationFORMAL AND INFORMAL ROOTS OF THE OPTION FOR THE COURSE OF BIOLOGICAL SCIENCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GEHLEN, Simoni Tormöhlen et al. Freire e Vigotski no contexto da Educação em Ciências: aproximações e distanciamentos. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.267-282. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100207.

No contexto da Educação em Ciências, as concepções de Paulo Freire e Lev S. Vigotski, individualmente, têm contribuído para a configuração de novas perspectivas de análise e teorização do conhecimento científico produzido e apropriado pelos sujeitos. O estudo teórico apresentou indicativos de que as idéias de Freire e Vigotski aproximam-se em três aspectos: a) a valorização do conhecimento cotidiano; b) as semelhanças entre o papel dos especialistas em Freire e dos sujeitos mais capazes em Vigotski e c) a conscientização; e apresentam distanciamentos em dois: a) na gênese do conhecimento e b) no ponto de partida do processo de aprendizagem. Além do mais, sinaliza-se que a possível complementaridade das idéias dos autores pode enriquecer propostas curriculares para a Educação em Ciências.

Keywords : conhecimento cotidiano e científico; gênese do conhecimento; educação em ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )