SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Freire and Vigotski's in the context of Science Education: proximities and detachmentsThe Computer on Chemistry Education: Impressions versus Reality. In Focus Public Schools of the Baixada Fluminense. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VERONA, Matheus Fabricio; MORI, Horácio  and  ARRUDA, Sergio de Mello. RAÍZES FORMAIS E INFORMAIS DA OPÇÃO PELO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2008, vol.10, n.2, pp.283-302. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172008100208.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo identificar e analisar os elementos considerados determinantes, por biólogos e graduandos em Ciências Biológicas, na escolha de seu curso de graduação, apontando para as raízes formais e, principalmente, informais desta escolha. Os dados, coletados mediante à realização de 20 micro-entrevistas, foram analisados em termos da relação com o saber, proposta por Charlot (2000). Pôde-se detectar um predomínio de raízes informais, como a identificação com os temas relacionados à Biologia; a influência de familiares, amigos e do cotidiano do entrevistado. Por sua vez, a identificação com as disciplinas de Ciências/Biologia e com seus respectivos professores são determinantes importantes para aqueles que apresentam uma raiz formal para a opção por esse curso.

Keywords : educação científica formal e informal; escolha profissional; relações com o saber..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )