SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1A GLANCE AT THE GREENHOUSE EFFECT IN HIGH SCHOOL TEXTBOOKS: IS IT SIMPLE TO UNDERSTAND THIS PHENOMENON?SOME ENVIRONMENTAL QUESTIONS ABOUT CHEMISTRY EDUCATION: WHAT THE STUDENTS THINK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

STRIEDER, Dulce Maria  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. ENSINO DE CIÊNCIAS E CULTURA LOCAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORES DE UM CONTEXTO TEUTO-BRASILEIRO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.23-37. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110103.

O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.

Keywords : Ensino de ciências; cultura teuto-brasileira; formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )