SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1DIRIGINDO O OLHAR PARA O EFEITO ESTUFA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: É SIMPLES ENTENDER ESSE FENÔMENO?ALGUMAS QUESTÕES AMBIENTAIS PERMEANDO O ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

STRIEDER, Dulce Maria  e  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. ENSINO DE CIÊNCIAS E CULTURA LOCAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORES DE UM CONTEXTO TEUTO-BRASILEIRO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.23-37. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110103.

O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.

Palavras-chave : Ensino de ciências; cultura teuto-brasileira; formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )