SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1SCIENCE TEACHING AND LOCAL CULTURE: A STUDY OF TEACHERS' SPEECHES IN A GERMAN-BRAZILIAN CONTEXTTHE TEACHER'S PEDAGOGICAL DISCOURSE AND THE CONCEPTUAL SCIENTIFIC PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

GOUVEIA, Viviane de Paula; OLIVEIRA, Sheila Rodrigues  and  QUADROS, Ana Luiza de. ALGUMAS QUESTÕES AMBIENTAIS PERMEANDO O ENSINO DE QUÍMICA: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.38-54. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110104.

Com o objetivo de investigar a percepção de estudantes do final do Ensino Médio sobre poluição e alguns impactos ambientais a ela relacionados, desenvolvemos a presente pesquisa. Os pesquisados pertencem a quatro escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Percebemos que, mesmo terminando o Ensino Médio, os estudantes têm dificuldade em explicar os impactos ambientais mais tratados pela mídia. Entendemos, pela análise dos dados coletados, que a cultura do dia-a-dia prevalece nos estudantes em comparação com a cultura mais científica, desenvolvida nas escolas.

Keywords : Impactos ambientais; ensino de química; aprendizagem..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )