SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1THE COLLECTION OF SCIENTIFIC INSTRUMENTS OF THE PHYSICS LABORATORY AT THE BENTO DE ABREU STATE SCHOOL INARARAQUARA (SP) BRAZILEDUCATIONAL POLICIES FOR CONTINUED FORMATION AND THE PROGRAM OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE STATE OF MINAS GERAIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SOUZA, Marcus Venícius Juliano de; DANTAS, Valter Assis; FREITAS FILHO, J. Rufino de  and  ALMEIDA, Maria Angela Vasconcelos de. UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO FORMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.84-96. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110107.

Este trabalho apresenta resultados decorrentes de uma vivência didático-pedagógica numa escola pública que utilizou o modelo de Ensino por Investigação/Pesquisa através da metodologia de situação de estudo relevante aos estudantes. Teve como objetivos identificar a potencialidade de situações de estudo para o processo de ensino- aprendizagem das Ciências, em especial da Física, perceber se essa metodologia favorece ações interdisciplinares e se é capaz de motivar os alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, localizado em Recife / PE, durante o período de fevereiro/abril de 2004, com estudantes da primeira série do Ensino Médio. As etapas de desenvolvimento do trabalho foram realizadas em duas fases: I - levantamento das concepções prévias dos estudantes, utilizando como instrumento, um questionário: II - aulas disciplinares, que utilizou demonstrações, e atividades experimentais em laboratório. A situação de estudo favoreceu a construção e a vivência da proposta contextualizada no meio ambiente (visitas), sala de aula e no laboratório. Além de favorecer uma maior articulação com as disciplinas química e biologia do currículo da escola e motivar os alunos para o estudo das Ciências, em especial a Física. Podemos sugerir que a metodologia das situações de estudo apresenta avanços para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Física.

Keywords : Ensino por investigação; situação de estudo; conceitos físicos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )