SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1EDUCATIONAL POLICIES FOR CONTINUED FORMATION AND THE PROGRAM OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF THE STATE OF MINAS GERAISPHYSICS AND CHEMISTRY TEACHERS PERSPECTIVES ABOUT LABORATORIAL WORK AND ASSESSMENT PRACTICES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de  and  QUEIROZ, Salete Linhares. O "SABER" E O "SABER FAZER" NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.113-127. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110109.

O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao "saber" e "saber fazer" do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.

Keywords : Formação de professores; ensino superior; química..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )