SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE MINAS GERAISTRABALHO LABORATORIAL E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ENSINO BÁSICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de  y  QUEIROZ, Salete Linhares. O "SABER" E O "SABER FAZER" NECESSÁRIOS À ATIVIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: VISÕES DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.1, pp.113-127. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110109.

O objetivo deste trabalho foi analisar as visões de alunos de pós-graduação sobre as necessidades formativas de professores de Química do Ensino Superior. A partir de questões relacionadas ao "saber" e "saber fazer" do professor neste nível de ensino, os alunos apresentaram suas concepções sobre os conhecimentos necessários para um bom desempenho na prática de sala de aula. Os resultados demonstraram que a maioria dos alunos priorizou a necessidade do professor conhecer a matéria a ser ensinada, ou seja, os saberes conceituais. Aliado a este saber, porém em menor grau, destacaram a importância dos saberes relacionados à metodologia de ensino da área específica.

Palabras clave : Formação de professores; ensino superior; química..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )