SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE-GESTOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

ARAUJO, Nelci Reis Sales de  e  LABURU, Carlos Eduardo. UMA ANÁLISE DA VALIDAÇÃO E CONFIABILIDADE DA ESCALA DE OPINIÕES DA SELEÇÃO DE EXPERIMENTOS DE QUÍMICA (EOSEQ). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.177-196. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110202.

O propósito desta investigação foi de explorar, interpretar e descrever o processo de validação e confiabilidade da escala de opiniões da seleção de experimentos, que proporciona medidas das convicções dos professores quando escolhem os experimentos. A escala do tipo Likert foi administrada a 113 participantes. Para a validação do conteúdo, utilizamos as técnicas do pré-teste e teste-piloto até a versão final que pelo nosso consenso com peritos da área, alcançamos bons resultados. As técnicas da forma paralela e Spearman verificaram a estabilidade no tempo, indicando resultados positivos de confiabilidade. O alfa de Cronbach item total de 0,80, 0,85 e 0,7 para geral, os professores e licenciandos, respectivamente, considerando a compreensão e variabilidade dos itens pertinentes ao serem interpretáveis.

Palavras-chave : Validade de conteúdo; confiabilidade; instrumento de pesquisa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )