SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2AN ANALYSIS OF THE VALIDATION AND RELIABILITY OF THE OPINION SCALE FOR CHEMISTRY EXPERIMENT SELECTION (EOSEQ)EPISTEMOLOGY, ETHICAL AND POLITICAL IN THE PREPARATION OF SCIENCE TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE-GESTOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.215-229. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110204.

Objetiva-se discutir o potencial do Estágio Supervisionado em contribuir para uma formação do licenciando onde docência e gestão educacional sejam concebidas de forma integrada na construção da prática pedagógica escolar. A base empírica do estudo está na supervisão dos estágios em Gestão educacional entre 2007 e 2008. Discutem-se as origens e fundamentos da articulação docência e gestão na formação de professores no Brasil, apontando-se como referência teórica o modelo de gestão educacional emancipatória. Evidencia-se que essa articulação contribui na superação de uma visão fragmentada da prática pedagógica e propiciou o surgimento de novas temáticas a serem investigadas no que se refere à gestão pedagógico-curricular.

Keywords : Formação de professores; gestão educacional; ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )