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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Lindamir Cardoso Vieira. AS CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE-GESTOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.215-229. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110204.

Objetiva-se discutir o potencial do Estágio Supervisionado em contribuir para uma formação do licenciando onde docência e gestão educacional sejam concebidas de forma integrada na construção da prática pedagógica escolar. A base empírica do estudo está na supervisão dos estágios em Gestão educacional entre 2007 e 2008. Discutem-se as origens e fundamentos da articulação docência e gestão na formação de professores no Brasil, apontando-se como referência teórica o modelo de gestão educacional emancipatória. Evidencia-se que essa articulação contribui na superação de uma visão fragmentada da prática pedagógica e propiciou o surgimento de novas temáticas a serem investigadas no que se refere à gestão pedagógico-curricular.

Palabras clave : Formação de professores; gestão educacional; ensino de ciências..

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