SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2THE CONTRIBUTIONS OF THE TRAINEESHIP SUPERVISED IN FORMATION OF TEACHING AND EDUCATION MANAGEMENT FOR THE BASIC EDUCATIONCONTEXTUALIZATION AND EXPERIMENTATION AN ANALYSES OF PAPERS PUBLISHED ON THE SECTION "EXPERIMENTATION ON CHEMISTRY EDUCATION" FROM THE JOURNAL "QUIMICA NOVA NA ESCOLA" 2000-2008 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Paulo Sérgio Araújo da  and  CHAVES, Sílvia Nogueira. EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.230-244. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110205.

Este artigo relata investigação desenvolvida em processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) no âmbito de um curso de especialização de uma universidade pública. Tal investigação consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do material empírico produzido sinaliza que dentre os aspectos nos quais o debate epistemológico estimulou reflexões, está a dimensão ético-política da ciência. Tais reflexões levaram os professores a reverem seus processos formativos, estabelecendo relações entre produção científica e critérios sociais de validação da ciência, como também a submeterem a análise de suas próprias práticas educativas a esses critérios.

Keywords : Formação de professores de ciências; epistemologia da ciência; investigação narrativa; ética e política na ciência e no ensino de ciências..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )