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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
SILVA, Paulo Sérgio Araújo da y CHAVES, Sílvia Nogueira. EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.230-244. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172009110205.
Este artigo relata investigação desenvolvida em processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) no âmbito de um curso de especialização de uma universidade pública. Tal investigação consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do material empírico produzido sinaliza que dentre os aspectos nos quais o debate epistemológico estimulou reflexões, está a dimensão ético-política da ciência. Tais reflexões levaram os professores a reverem seus processos formativos, estabelecendo relações entre produção científica e critérios sociais de validação da ciência, como também a submeterem a análise de suas próprias práticas educativas a esses critérios.
Palabras clave : Formação de professores de ciências; epistemologia da ciência; investigação narrativa; ética e política na ciência e no ensino de ciências..