SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2EPISTEMOLOGY, ETHICAL AND POLITICAL IN THE PREPARATION OF SCIENCE TEACHERSNON-CANONICAL LITERATURE OF SCIENTIFIC SPREADING OF SCIENCE TEACHING: IN ADDITION TO THE CONTENT OF SCIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Raquel Thomaz da; CURSINO, Ana Cristina Trindade; AIRES, Joanez Aparecida  and  GUIMARAES, Orliney Maciel. CONTEXTUALIZAÇAO E EXPERIMENTAÇÃO UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA SEÇÃO "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 2000-2008. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.245-261. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110206.

Este estudo investigou artigos publicados na seção "Experimentação no Ensino de química" da Revista Química Nova na Escola entre 2000 e 2008. O objetivo foi analisar se e como a contextualização vem sendo usada nos experimentos incluídos nessa seção. A fundamentação teórica consistiu no estudo dos conceitos de experimentação e contextualização. A metodologia incluiu a seleção e análise de experimentos verificando: qual concepção de contextualização estava sendo usada; a coerência entre a contextualização e os conceitos químicos envolvidos; quais conteúdos foram mais recorrentes e se ao longo desse período houve mudança na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados indicaram que a concepção de contextualização mais recorrente foi a de "exemplificação de fatos do cotidiano".

Keywords : Contextualização; experimentação; ensino de química..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )