SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2EPISTEMOLOGIA, ÉTICA E POLÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIASLITERATURA NÃO-CANÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE CIÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

SILVA, Raquel Thomaz da; CURSINO, Ana Cristina Trindade; AIRES, Joanez Aparecida  e  GUIMARAES, Orliney Maciel. CONTEXTUALIZAÇAO E EXPERIMENTAÇÃO UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA SEÇÃO "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA" DA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 2000-2008. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.245-261. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110206.

Este estudo investigou artigos publicados na seção "Experimentação no Ensino de química" da Revista Química Nova na Escola entre 2000 e 2008. O objetivo foi analisar se e como a contextualização vem sendo usada nos experimentos incluídos nessa seção. A fundamentação teórica consistiu no estudo dos conceitos de experimentação e contextualização. A metodologia incluiu a seleção e análise de experimentos verificando: qual concepção de contextualização estava sendo usada; a coerência entre a contextualização e os conceitos químicos envolvidos; quais conteúdos foram mais recorrentes e se ao longo desse período houve mudança na frequência e na concepção de contextualização proposta nos experimentos. Os resultados indicaram que a concepção de contextualização mais recorrente foi a de "exemplificação de fatos do cotidiano".

Palavras-chave : Contextualização; experimentação; ensino de química..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )