SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2CONTEXTUALIZATION AND EXPERIMENTATION AN ANALYSES OF PAPERS PUBLISHED ON THE SECTION "EXPERIMENTATION ON CHEMISTRY EDUCATION" FROM THE JOURNAL "QUIMICA NOVA NA ESCOLA" 2000-2008FUTURE SCIENCE EDUCATOR'S CONCEPTIONS ABOUT GROUND WATER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

PINTO, Gisnaldo Amorim. LITERATURA NÃO-CANÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE CIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.262-276. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110207.

Diferenciando a divulgação científica canônica da divulgação científica não canônica, este trabalho realiza uma análise de narrativas presentes em obras não canônicas de literatura, destacando suas potencialidades ao ensino de ciências. Foi possível localizar uma opção narrativa pela imaginação criadora, pela capacidade humana e por sua potencialidade criativa, elementos que são, nesse caso, motes fundamentais para reflexão sobre a vida humana e também sobre a ciência. Em especial na obra Meninos da planície, Cástor Cartelle, 2001, foi possível perceber uma contribuição para renovação do ensino de ciências, pois sua centralidade recai sobre a reflexão acerca da humanização dos sujeitos e não sobre a transmissão de conteúdos da ciência, embora essa dimensão, a da formação científica, esteja inequivocamente presente, sem prejuízos.

Keywords : Ensino de ciências; humanismo; divulgação científica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )