SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2NON-CANONICAL LITERATURE OF SCIENTIFIC SPREADING OF SCIENCE TEACHING: IN ADDITION TO THE CONTENT OF SCIENCEWHAT IS AND WHO DOES SCIENCE? IMAGES ABOUT THE SCIENTIFIC ACTIVITY IN ANIMATION FILMS FOR CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SABINO, Claudia de Vilhena Schayer et al. CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.277-291. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110208.

Águas subterrâneas são fonte de água potável para muitas pessoas em todo o mundo, principalmente em áreas rurais. Por este motivo a qualidade destas águas é de importância fundamental. Inúmeros materiais tem sido identificados como contaminantes de águas subterrâneas. Apesar de ser este um precioso recurso natural, poucos professores tem conhecimento suficiente sobre o tema, compreendendo os diferentes conceitos envolvidos. Este estudo teve como objetivo avaliar as percepções e o conhecimento sobre o assunto de futuros professores de ciências. 100 estudantes de licenciatura participaram da pesquisa e os resultados indicam que os participantes tem concepções insuficientes sobre os princípios de hidrologia, apesar da importância das águas subterrâneas para a saúde, economia e qualidade de visa. Ficou demonstrada a importância de melhorar o conhecimento de alunos e professores sobre conceitos relacionados a este tema.

Keywords : Águas subterrâneas; fontes de contaminação; ensino..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )