SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2FUTURE SCIENCE EDUCATOR'S CONCEPTIONS ABOUT GROUND WATERTHE STUDY OF THE STUDENTS VOICES WHEN ARE INVOLVED IN INQUIRES ACTIVITIES IN PHYSICS CLASSES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

TOMAZI, Aline Luiza et al. O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.292-306. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110209.

Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil - a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças - é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.

Keywords : Ciência; cientista; filme de animação infantil..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )