Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
TOMAZI, Aline Luiza et al. O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.292-306. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172009110209.
Caracterizar as imagens de ciência e de cientista veiculadas em filmes de animação infantil - a fim de contribuir na discussão de alternativas didáticas para educação científica de crianças - é o objetivo desta pesquisa. Para tal, foram selecionados e analisados filmes desse gênero que contivessem mencionadas, em sua sinopse, as palavras ciência, cientista, laboratório, experimento, pesquisa, pesquisadores, investigação/lógica científica, invenção e inventor. Concluiu-se que os filmes trazem estereótipos sobre a ciência e que podem servir como alternativa didática desde que tenham como suporte uma discussão crítica sobre as concepções transmitidas. Sistematizou-se, também, um roteiro de observação com critérios que subsidiem o professor na análise do conteúdo dos filmes de animação infantil em relação às imagens da atividade científica que apresentam.
Palabras clave : Ciência; cientista; filme de animação infantil..