SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2WHAT IS AND WHO DOES SCIENCE? IMAGES ABOUT THE SCIENTIFIC ACTIVITY IN ANIMATION FILMS FOR CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BOSSLER, Ana Paula; BAPTISTA, Mónica; FREIRE, Ana Maria Viegas  and  NASCIMENTO, Silvania Sousa do. O ESTUDO DAS VOZES DE ALUNOS QUANDO ESTÃO ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.307-319. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110210.

Este artigo busca conhecer, a partir do estudo das vozes, a percepção de alunos sobre o ensino não tradicional quando estão envolvidos em investigações científicas na sala de aula. Para a análise do discurso, o estudo das vozes constitui uma das dimensões investigativas possíveis e corresponde ao "dialogismo" de Bakhtin (1986), princípio segundo o qual nós sempre falamos com as palavras dos outros. A fala de um único sujeito constitui-se das muitas vozes convocadas por ele para compor o discurso. Na transcrição das entrevistas feitas com 27 alunos, encontramos seis vozes que evidenciam o que pensam os alunos sobre a inovação pedagógica a qual foram submetidos.

Keywords : Ensino de ciências; investigações científicas; análise do discurso..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )