Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117
Resumen
BOSSLER, Ana Paula; BAPTISTA, Mónica; FREIRE, Ana Maria Viegas y NASCIMENTO, Silvania Sousa do. O ESTUDO DAS VOZES DE ALUNOS QUANDO ESTÃO ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.307-319. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172009110210.
Este artigo busca conhecer, a partir do estudo das vozes, a percepção de alunos sobre o ensino não tradicional quando estão envolvidos em investigações científicas na sala de aula. Para a análise do discurso, o estudo das vozes constitui uma das dimensões investigativas possíveis e corresponde ao "dialogismo" de Bakhtin (1986), princípio segundo o qual nós sempre falamos com as palavras dos outros. A fala de um único sujeito constitui-se das muitas vozes convocadas por ele para compor o discurso. Na transcrição das entrevistas feitas com 27 alunos, encontramos seis vozes que evidenciam o que pensam os alunos sobre a inovação pedagógica a qual foram submetidos.
Palabras clave : Ensino de ciências; investigações científicas; análise do discurso..