SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O QUE É E QUEM FAZ CIÊNCIA? IMAGENS SOBRE A ATIVIDADE CIENTÍFICA DIVULGADAS EM FILMES DE ANIMAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BOSSLER, Ana Paula; BAPTISTA, Mónica; FREIRE, Ana Maria Viegas  y  NASCIMENTO, Silvania Sousa do. O ESTUDO DAS VOZES DE ALUNOS QUANDO ESTÃO ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE INVESTIGAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2009, vol.11, n.2, pp.307-319. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172009110210.

Este artigo busca conhecer, a partir do estudo das vozes, a percepção de alunos sobre o ensino não tradicional quando estão envolvidos em investigações científicas na sala de aula. Para a análise do discurso, o estudo das vozes constitui uma das dimensões investigativas possíveis e corresponde ao "dialogismo" de Bakhtin (1986), princípio segundo o qual nós sempre falamos com as palavras dos outros. A fala de um único sujeito constitui-se das muitas vozes convocadas por ele para compor o discurso. Na transcrição das entrevistas feitas com 27 alunos, encontramos seis vozes que evidenciam o que pensam os alunos sobre a inovação pedagógica a qual foram submetidos.

Palabras clave : Ensino de ciências; investigações científicas; análise do discurso..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )