SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1PARADIGMA TRADICIONAL E PARADIGMA EMERGENTE: ALGUMAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

PEIXOTO, Maurício Abreu Pinto; SILVA, Marcos Antonio  e  ROCHA, Cristiane Casquilha. APRENDIZAGEM E METACOGNIÇÃO NO ENSINO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.11-26. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120102.

É necessário construir novas metodologias que auxiliem o aprendiz na percepção de seus processos de aprendizagem. Relatou-se o uso de estratégias metacognitivas para ensinar método científico a 23 estudantes de pós-graduação. Baseado na abordagem construtivista, utilizou-se técnicas de mobilização para promover o conflito cognitivo entre as crenças dos alunos sobre o pensar científico e tarefas simuladas durante um curso de metodologia científica. Diários de campo foram usados para favorecer no estudante a consciência dos seus processos de aprendizagem e como ferramenta de observação das diferenças indivi duais na recepção das informações e possíveis transferências. Concluiu-se que os relatos permitiram observar efeitos abrangentes no comporta mento e no pensar dos estudantes.

Palavras-chave : Metacognição; metodologia científica; aprendizagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )