SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1STUDENTS' CONCEPTUAL ACTIVITIES IN ADULT EDUCATION IN THE PHYSICS CLASSROOMGRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

ROSA-SILVA, Patrícia de Oliveira; JUNIOR, Álvaro Lorencini  and  LABURU, Carlos Eduardo. ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.63-82. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120105.

Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.

Keywords : Ensino de ciências; formação continuada na escola; reflexão sobre a prática..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )