SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICEVISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BATISTETI, Caroline Belotto; ARAUJO, Elaine Sandra Nicolini Nabuco de  and  CALUZI, João José. OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.83-100. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120106.

Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos.

Keywords : Transformação bacteriana; transposição didática; ensino de biologia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )