SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS"HEALTH AS COMPREHENSION OF LIFE": EVALUATION FOR INNOVATION IN HEALTH EDUCATION FOR PRIMARY SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Erivanildo Lopes da  and  MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.101-118. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120107.

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se re fletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gra vados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exempli ficação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Keywords : Contextualização; ensino de química; formação continuada de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )