SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1"HEALTH AS COMPREHENSION OF LIFE": EVALUATION FOR INNOVATION IN HEALTH EDUCATION FOR PRIMARY SCHOOLSPUBLIC PERCEPTION OF SCIENCE: WHAT IS SCIENCE? WHAT IS PUBLIC? THE IMPACT OF ETHNOGRAPHIC APPROACHES IN STUDIES OF THE PUBLIC PER CEPTION OF SCIENCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão; CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva  and  CANDIDO, Alexandre Luna. ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.145-158. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120109.

A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia.

Keywords : Livro didático; virologia; ensino médio..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )