SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1"SAUDE COMO COMPREENSÃO DE VIDA": AVALIAÇÃO PARA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO EM SAUDE PARA O ENSINO FUNDAMENTALPERCEPCIÓN PÚBLICA DE LA CIENCIA: ¿QUÉ CIENCIA?; ¿QUÉ PÚBLICO? UNA APROXIMACIÓN AL IMPACTO DE LOS ENFOQUES ETNOGRÁFICOS EN LOS ESTUDIOS DE PERCEPCIÓN PÚBLICA DE LA CIENCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

BATISTA, Marcus Vinicius de Aragão; CUNHA, Marlécio Maknamara da Silva  e  CANDIDO, Alexandre Luna. ANÁLISE DO TEMA VIROLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.1, pp.145-158. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120109.

A Virologia proporciona conhecimentos básicos e aplicados para serem utilizados no dia-a-dia das pessoas visando melhorar sua qualidade de vida no tocante à saúde coletiva. Entretanto, há uma carência muito grande de estudos que analisam esses conceitos nos livros didáticos do ensino médio. Esta pesquisa analisou os principais conceitos da Virologia nos livros didáticos de Biologia do ensino médio mais utilizados em escolas do município de Aracaju, Sergipe. A análise foi feita com ênfase na verificação de erros conceituais e em uma possível consideração do conhecimento prévio dos alunos. Os livros apresentaram problemas com relação aos conceitos empregados e à contextualização. Os resul tados obtidos indicam a necessidade de reformulação e atualização desses recursos didáticos para o auxílio no ensino da Virologia.

Palavras-chave : Livro didático; virologia; ensino médio..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )