SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2CONTEXTOS COMUNICACIONAIS ADEQUADOS E INADEQUADOS À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE MECÂNICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

OLIVEIRA, Moisés Alves de. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CLUBE DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA QUESTÃO DE INSCRIÇÃO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.11-26. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120202.

Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões acerca do processo de alfabetização científica em atividades práticas de um clubinho de ciências. A questão que motivou a pesquisa foi: Quais mediações arti culam a alfabetização científica e a realidade das coisas? A perspectiva teó rico-metodológica valeu-se do conceito latouriano de inscrição e da pers pectiva etnográfica não moderna. A análise foi desenvolvida em duas eta pas: A) uma descrição considerando o efeito da exposição visual como ins crição direta, que mantém dicotomizadas as concepções de natureza e conhecimento; B) levando-se em conta as mediações que se articulam como inscrição para tornar possível um conhecimento científico específi co. Finalizamos propondo que a realidade existe quando a inscrição torna inseparáveis os meios que produzem do que é produzido, segundo um maneirismo particular.

Palabras clave : Alfabetização científica; inscrição; clubinho de ciências..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )