SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2SCIENTIFIC LITERACY AT A SCIENCE CLUB OF ELEMENTARY SCHOOL: A MATTER OF INSCRIPTIONENUNCIATIVE PRACTICES IN A POPULAR SCIENCE EVENT IN A SCIENCE MUSEUM IN RIO DE JANEIRO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

CAMARGO, Eder Pires de  and  NARDI, Roberto. CONTEXTOS COMUNICACIONAIS ADEQUADOS E INADEQUADOS À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE MECÂNICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.27-48. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120203.

O presente artigo encontra-se inserido dentro de um estudo que visa identificar as principais barreiras para a inclusão de alunos com defi ciência visual em aulas de Física. Objetiva compreender os contextos comunicacionais que favorecem e os que dificultam a participação efetiva do aluno cego em atividades de mecânica. Para tal, define, a partir das estruturas empírica e semântico-sensorial, a linguagem utilizada nas ativi dades, bem como o momento e o padrão discursivo em que essas lingua gens foram empregadas. Como resultado, identifica a relação entre o emprego de linguagem de estrutura empírica audiovisual interdependente em episódios não-interativos/de autoridade, o decrescimento da utiliza ção de tal estrutura nos episódios interativos, a criação de ambientes segregativos de ensino no interior da sala de aula, e a frequente utilização de linguagem de estrutura empírica tátil-auditiva interdependente nesses ambientes.

Keywords : Ensino de mecânica; deficiência visual; contexto comunicacional..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )