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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117
Resumo
CORREIA, Maria Emanuella Amâncio; FREITAS, Juliano C. Rufino de; FREITAS, Jucleiton José R. de e FREITAS FILHO, João R. de. INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO DE ISOMERIA: CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E EVOLUÇÃO CONCEITUAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.83-100. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172010120206.
As dificuldades conceituais que alunos apresentam sobre o tema "isomerismo" são atribuídas a problemas básicos, como a compreensão de teorias estruturais, ligações químicas e representações de fórmulas estruturais. Este trabalho teve como objetivo avaliar a evolução da apren dizagem de estudantes do ensino médio sobre o fenômeno de isomeris mo. A metodologia utilizada se baseou nas concepções prévias dos estu dantes e na utilização do processo de construção do conceito de isome- ria. Os dados foram coletados de um grupo de 25 estudantes da terceira série por meio de pré e pós-teste e analisados segundo a técnica de análi se de conteúdo. Como conclusão, foi possível verificar uma evolução con- ceitual da maioria dos estudantes, objeto do estudo.
Palavras-chave : Ensino de química; isomeria; evolução conceitual..