SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2INQUIRY OF THE PHENOMENON OF ISOMERISM: HIGH SCHOOL STUDENTS' PREVIOUS CONCEPTIONS AND CONCEPTUAL EVOLUTIONCRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

MILARE, Tathiane  and  ALVES FILHO, José de Pinho. CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA DISCIPLINARIDADE À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.101-120. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120207.

Este artigo discute as características do Ensino de Ciências desenvolvido na última série do ensino fundamental na disciplina Ciências. Apresenta uma análise do que é oferecido pelos livros didáticos e o que efetivamente os professores abordam quando tratam de Química com seus alunos. Os resultados indicam que a Química é tratada discipli narmente, contrapondo-se à interdisciplinaridade e à contextualização ne cessárias nesta fase do ensino. Como proposta para possível reversão da situação constatada, são apresentados alguns pontos a serem considera dos no programa escolar de Ciências para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica, utilizando como exemplo a abordagem do tema Leite.

Keywords : Ensino de ciências; alfabetização científica e tecnológica; nono ano..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )