SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2CIÊNCIAS NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DA DISCIPLINARIDADE À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICARESTRIÇÕES COGNITIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA "CICLO DO NITROGÊNIO" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

LIMA, Maria Emilia Caixeta de Castro  y  SILVA, Penha Souza. CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.121-136. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120208.

Nesse artigo relatamos uma pesquisa desenvolvida com profes sores de Química da rede pública estadual de Minas Gerais durante um processo de formação de professores - Imersão - realizado pelo Cecimig, com o objetivo de identificar os principais critérios utilizados pelos pro fessores na escolha do livro didático (LD). Utilizamos os dados obtidos a partir de um questionário respondido por 180 professores de Química. Nossa pesquisa mostrou que 99% dos professores utilizam livro didático e apontaram os seguintes critérios para escolha: abordagem (conteúdo, contextualização, textos); autor; linguagem clara; diagramação (encaderna ção, visual); exercícios (quantidade e qualidade); orientações oficiais (PCN e CBC). A pesquisa apontou também que os professores têm dificuldades na escolha do LD.

Palabras clave : Livros didáticos; formação de professores; ensino de química..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )