SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2CRITERIA ADOPTED BY CHEMISTRY TEACHERS AS GUIDELINES FOR THE CHOICE OF TEXTBOOKSBREAKING WITH ASYMMETRY IN SCIENCE COMMUNICATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COUTINHO, Francisco Ângelo  and  SOARES, Adriana Gonçalves. RESTRIÇÕES COGNITIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA "CICLO DO NITROGÊNIO". Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.137-150. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120209.

Fundamentando-se em um modelo de aprendizagem a partir de recursos que fazem uso de texto verbal e imagem, e na teoria da carga cognitiva, o artigo analisa quatro coleções de livros didáticos de Biologia. Para nossa análise, elegemos como tema o "Ciclo do Nitrogênio". A aná lise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecar rega os recursos cognitivos do aluno. Assim, o estudo das quatro coleções indica a necessidade de que o planejamento e a construção de imagens para o livro didático de Biologia sejam orientados por preceitos e critérios que visem tornar o uso dos recursos pictóricos mais eficientes. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.

Keywords : Ensino de biologia; livro didático; memória operacional; carga cognitiva..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )