SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2CRITÉRIOS QUE PROFESSORES DE QUÍMICA APONTAM COMO ORIENTADORES DA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICOPARA ROMPER CON LA ASIMETRÍA EN LA COMUNICACIÓN DE LA CIENCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versão impressa ISSN 1415-2150versão On-line ISSN 1983-2117

Resumo

COUTINHO, Francisco Ângelo  e  SOARES, Adriana Gonçalves. RESTRIÇÕES COGNITIVAS NO LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO A PARTIR DO TEMA "CICLO DO NITROGÊNIO". Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.137-150. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120209.

Fundamentando-se em um modelo de aprendizagem a partir de recursos que fazem uso de texto verbal e imagem, e na teoria da carga cognitiva, o artigo analisa quatro coleções de livros didáticos de Biologia. Para nossa análise, elegemos como tema o "Ciclo do Nitrogênio". A aná lise evidenciou um planejamento instrucional inadequado, que sobrecar rega os recursos cognitivos do aluno. Assim, o estudo das quatro coleções indica a necessidade de que o planejamento e a construção de imagens para o livro didático de Biologia sejam orientados por preceitos e critérios que visem tornar o uso dos recursos pictóricos mais eficientes. Ao final, propomos algumas indicações para a área de pesquisa e ensino em Ciências e Biologia.

Palavras-chave : Ensino de biologia; livro didático; memória operacional; carga cognitiva..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )