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Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

versión impresa ISSN 1415-2150versión On-line ISSN 1983-2117

Resumen

BRETONES, Paulo Sergio  y  COMPIANI, Maurício. A OBSERVAÇÃO DO CÉU COMO PONTO DE PARTIDA E EIXO CENTRAL EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.173-188. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120211.

Este trabalho é parte da análise, sob o prisma da racionalidade prática, de um curso de Astronomia para formação continuada de profes sores. Verificou-se que, no tema da Observação do Céu, o desenvolvi mento das atividades de ensino-aprendizagem foi norteado por dois aspectos da racionalidade prática. Como "ponto de partida", foram evi denciados o interesse inicial dos participantes, as perguntas iniciais, uma primeira aula prática de observação do céu e relatos de observações reali zadas antes das aulas. Como "eixo central", ocorreram movimentos que começaram com práticas de aula do curso e seguiram para práticas pes soais; após relatos e desenvolvimento do assunto em aula, os participan tes retornaram à prática com seus alunos, posteriormente relatadas, o que mostra que o currículo girou em torno da prática.

Palabras clave : Astronomia; observação do céu; formação de professores; professor reflexivo; racionalidade prática..

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