SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2THE TEACHING OF ASTRONOMY IN BRAZIL - 1850 TO 1951 - A VIEW FROM PEDRO II SCHOOLSOME TRENDS OF PUBLICATIONS RELATED TO ASTRONOMY IN PHYSICS EDUCATION JOURNALS IN THE LAST DECADES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

LANGHI, Rodolfo  and  NARDI, Roberto. FORMAÇAO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.205-224. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120213.

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.

Keywords : Educação em astronomia; formação de professores; conteúdos disciplinares essenciais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )