SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2SOME TRENDS OF PUBLICATIONS RELATED TO ASTRONOMY IN PHYSICS EDUCATION JOURNALS IN THE LAST DECADESNARRATIVES AND DRAWINGS IN ASTRONOMY/GEOSCIENCES TEACHING ON THE THEME "THE FORMATION OF THE UNIVERSE": FROM GEOSCIENCES POINT OF VIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

VERTCHENKO, Lev  and  SILVEIRA, Tomás de Aquino. EXERCÍCIOS ENVOLVENDO A MAGNITUDE LIMITE NO ENSINO DE ASTRONOMIA. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.239-256. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120215.

Neste trabalho são apresentados alguns exercícios e atividades, elaborados para disciplinas de Astronomia Básica e inspirados na propos ta de exploração multicontextual de Ausubel, relacionando o conceito de magnitude limite ao poder de captação de luz de um instrumento ótico. Os resultados desses exercícios são comparados a contagens de estrelas, obtidas seja pela observação, a olho nu ou com instrumentos óticos, seja pelo uso de software do tipo carta celeste. O processo inclui a familiariza ção do estudante com o céu, com binóculos e telescópios e com vários softwares. São discutidas a relação dessas contagens com a distribuição espa cial das estrelas, e sua aplicabilidade a situações de ensino/aprendizagem.

Keywords : Astronomia; ensino; magnitude..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )