SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2EXERCISES COMPREHENDING THE LIMIT MAGNITUDE IN ASTRONOMY TEACHING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

COMPIANI, Maurício. NARRATIVAS E DESENHOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA/GEOCIÊNCIAS COM O TEMA "A FORMAÇÃO DO UNIVERSO": UM OLHAR DAS GEOCIÊNCIAS. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2010, vol.12, n.2, pp.257-278. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172010120216.

A partir das Geociências, o artigo problematiza para o ensino de Astronomia, se a complexidade do objeto e dos fenômenos em Astronomia necessita do uso da linguagem visual em compartilhamento com a linguagem verbal, ou seja, se necessita da integração do verbal (nar rativo) e do não-verbal (expressões gráficas - desenho). Retiro de um estudo de caso para as discussões duas estórias com dois desenhos sobre a formação do Universo. Mostro que os alunos desenvolveram "concei tos visuais", para singularizarem fenômenos do tema, e a lógica narrativa em que as partes foram conformadas, tendo em vista uma noção da estó ria final. Essas discussões estão apoiadas na semiótica pierciana para as narrativas e nos estudos de percepção visual (Gestalt).

Keywords : Ensino de astronomia; narrativas históricas; desenhos..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )